img_2154

Métodos de Tratamento

Para a maior parte dos pacientes existem duas abordagens: o “honchiho” ou tratamento raiz, que se destina a melhorar a condição geral e a capacidade de regeneração do organismo e o “hyochiho” ou tratamento sintomático, que como o nome indica auxilia a melhoria dos sintomas.
Os métodos principais que utilizamos são métodos que se baseiam na tradição da acupunctura japonesa como o Keiriaku Chirio, ou Terapêutica dos Meridianos, e o Toyohari.

A Terapêutica dos Meridianos é um sistema que se desenvolveu no Japão cerca dos anos 30, resultado de estudos cuidados e avaliações da literatura e métodos chineses e japoneses. É baseado numa teoria sólida que resulta de um método simples mas muito eficaz. O diagnóstico inclui palpação do abdómen, meridianos e pulsos. Usa agulhas muito finas que são inseridas muito superficialmente na pele (0,5-2mm) de forma indolor. Os efeitos do tratamento são acompanhados pela observação das várias alterações do abdómen, pulso ou meridianos.

O Toyohari é uma técnica altamente sofisticada desenvolvida a partir da terapêutica dos meridianos. Foi desenvolvida no início por praticantes invisuais com muita experiência na prática da acupunctura e tem vindo a ser continuamente refinada desde o final dos anos 50 até aos dias de hoje. Requer um estudo profundo para ser possível praticar. Esta técnica é muito confortável para o paciente especialmente aqueles que são mais sensíveis à utilização de agulhas. O tratamento e o diagnóstico baseia-se nos resultados observados quer nos pulsos, quer nas alterações do abdómen e meridianos.

Os tratamentos sintomáticos incluem as seguintes técnicas
chishin – agulhas inseridas muito superficialmente e retidas por alguns minutos
kyutoshin – aplicação de moxa nas agulhas
okyu – aplicação de moxa sobre a pele em pontos dolorosos
chinetskyu – aplicação de moxa de uma forma muito suave
hinaishin – aplicação de pequenas agulhas que são inseridas muito superficialmente na pele e retidas por vários dias
empishin – aplicação de um outro tipo de agulhas também por vários dias
ryu – aplicação de pequenas esferas de metal que criam pressão na superfície da pele
kyukaku – aplicação de ventosas
shiraku – aplicação de micropunctura para estimular a circulação

Pin It on Pinterest

Share This